por Ana Gabriela Brito

Em fevereiro, a Kantar Ibope Media realizou uma pesquisa sobre os hábitos dos ouvintes de rádio. Este meio alcança 89% das pessoas nas principais regiões metropolitanas do Brasil. A audiência equivale a 52 milhões de indivíduos.

O sexo feminino representa 52% destes ouvintes, enquanto o masculino soma 48%, sendo 36% da classe A/B, 48% C e 16% D/E. De acordo com as idades são:

  • 11% de ouvintes de 10 a 19;
  • 18% de 20 a 29;
  • 20% de 30 a 39;
  • 18% de 40 a 49;
  • 16% de 50 a 59;
  • e 17% de 60+.

Em Campinas, o consumo de rádio nas praças tem alcance máximo de 86%, com 4h02m de tempo médio. Entre janeiro e novembro de 2016, foram cerca de 4,5 milhões de inserções publicitárias. Neste período, foram registradas 271 categorias de produtos com investimento publicitário. Ao todo, foram 9.850 diferentes anunciantes que utilizaram os spots; 46% são anunciantes exclusivos do meio rádio.

As principais categorias de anunciantes são: super/hipermercados atacadista; eventos sociais e culturais; institucional mercado financeiro; ensino escolar e universitário; campanhas públicas; lojas de departamento; serviços saúde; outros serviços ao consumidor; auto revendas concessionárias; varejo montadora.

Quando se trata das opiniões, atitudes, hábitos e consumo:

  • pagariam qualquer preço por novos equipamento eletrônicos;
  • estão felizes com seus padrões de vida;
  • procuram ter uma dieta bem balanceada;
  • gostam de comprar novos aparelhos e eletrodomésticos;
  • procuram estar sempre atualizados profissionalmente;
  • gostam de cozinhar/participar de atividades culinárias;
  • costumam fazer ou ir a churrascos;
  • escutam sucesso/as mais pedidas (nacionais);
  • pretendem viajar ao exterior pela 1ª vez nos próximos 12 meses;
  • pretendem fazer reforma na casa/apartamento nos próximos 12 meses;
  • escutam música sertaneja.

O público campeão de audiência em Campinas é o do time dos solteiros que trabalham, com índice registrado de 11,88%.

A pesquisa foi feita com pessoas com idades entre 12 e 75 anos, entre solteiros, casados, divorciados, viúvos, empregados e desempregados, além de pessoas com e sem filhos.

Faça o download do PDF com pesquisa completa.

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