A vacinação é um dos meios mais eficazes de prevenção de doenças. O indivíduo fica protegido e tranquilo por toda a vida. A campanha “Vacinação em dia” tem como principal objetivo reforçar a importância dos pais manterem a caderneta de vacinação dos filhos sempre atualizada.

PROBLEMA

Através de pesquisas realizadas, percebemos que muitos pais deixaram de vacinar seus filhos. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacinação de crianças com menos de um ano de idade, em 2017, chegou a ter o menor índice, em 16 anos.

Por basearem-se em alguns mitos, muitos pais não levavam as crianças para serem imunizadas. Outros simplesmente se esquecem. É comum muitas pessoas apenas darem importância para a vacinação, quando veem riscos iminentes de contaminação.

DESAFIO

Era necessário alertar sobre a importância da imunização dos filhos, independentemente se há surtos de alguma doença. E para isso acontecer, foi preciso criar uma comunicação extremamente assertiva.

Passar toda a mensagem através de um filme descontraído e com tom emocional marcante, para que os pais sentissem o quão importante é manter a caderneta de vacinação dos filhos atualizada.

ESTRATÉGIA

Ninguém melhor pra fazer esse alerta do que as próprias crianças. No filme, eles conversam diretamente com a mãe.

Além de ressaltarem a importância da vacinação, de uma maneira bem descontraída, também deixam claro que há tecnologias disponíveis para auxiliar todo o processo de imunização, para amenizar a dor e o medo (comuns em crianças).

O filme, com duração de 30 segundos, foi veiculado no cinema, na programação infantil, para que a ação fosse ainda mais assertiva. Também foi publicado nas redes sociais.